8M

Lilian Sais
1 min readMar 10, 2019

--

Photo by Natalie Breeze on Unsplash

nunca entendi bem a tradição

de matar flores e entregá-las

a mulheres nunca soube se era

porque as pétalas de uma flor

parecem frágeis e delicadas

como querem que sejam frágeis

e delicadas as mulheres

ou se porque rosas têm espinhos

que machucam e dizem que as mulheres

são difíceis assim tão temperamentais

como espinhos que machucam

e fazem sangrar

eu mesma sangro e

até já fui uma mulher magra

mas eu nunca fui uma mulher delicada

e um namorado me disse certa vez

você podia ser mais mulher

eu tinha falado um palavrão, eu acho

eu sou uma mulher sem classe, eu acho

e eu não abaixava a cabeça

não calava

ainda hoje eu não calo e na verdade

acho que a tradição de matar flores e

entregá-las às mulheres provavelmente

vem do fato de que neste país pôde-se

por muito tempo e ainda agora

ceifar o caule de ambas

até a morte

sem qualquer castigo

ou punição

já que

de caule

pra cale

é apenas uma queda

de vogal

nunca entendi bem a tradição

de matar flores e entregá-las

a mulheres talvez realmente venha

da tradição de matar mulheres

e entregá-las

às flores

cobri-las de flores

dentro do

caixão

--

--

Lilian Sais

Escritora e editora. Uma das fundadoras da plataforma Literartéria. Autora de “Passo imóvel” (Ed. Cozinha Experimental) e “Acúmulo” (Ed. Patuá), entre outros.